SCMM-UCC-Convalescença Longa Duração

SCMM-UCC Convalescença e Longa Duração

 

Esta operação resulta do Plano de Acção “S.C.M.M. – U.C.C. – Convalescença e Longa Duração”, aprovado no âmbito do Eixo Prioritário III-Equipamentos Sociais para a Coesão Local – “Unidade de Cuidados Continuados Integrados a Pessoas Dependentes” pela Comissão Directiva do Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013 em 26 de Junho de 2009. Foi aprovado o montante de 2.518.571,43€ (dois milhões, quinhentos e dezoito mil, quinhentos e setenta e um euros e quarenta e três cêntimos).

Visa-se a criação de um equipamento social, Unidade de Cuidados Continuados de Convalescença e Longa Duração, que pretende valorizar o concelho, oferecer à sua população e aos visitantes um espaço urbano de saúde devidamente qualificado e aliado ao seu enquadramento arquitectónico, de forma a tornar-se mais aberto e atractivo, no sentido mais acessível e mais cativante para os residentes e visitantes, dilatando a capacidade de atrair pessoas, aumentando a diversidade de serviços de saúde e de apoio à família.

Pretende-se com esta Unidade contribuir para a eficiência dos gastos na saúde, quer procurando encontrar soluções menos dispendiosas que as praticadas actualmente, nomeadamente na convalescença, limitando o tempo de estadia em unidades hospitalares (situações que geram elevados custos financeiros) quer combatendo o aumento “natural” da despesa neste sector por via do envelhecimento da população.

A reformulação da rede hospitalar, a reorganização dos cuidados de saúde primários e a criação de uma rede de cuidados continuados integrados constituem sinais significativos de uma nova abordagem do sistema de saúde português. Tais factos não deixaram de ser preocupação da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, daí a elaboração desta candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte (O.N.2), destinada à instalação de uma Unidade de Cuidados Continuados inserida na Edificação do Hospital da Terra Quente, SA (HTQ), com 43 camas licenciadas, 18 para Unidade de Convalescença e 25 para Unidade de Longa Duração e Manutenção. É assim constituída por 19 quartos duplos, compostos por 38 camas, e 5 quartos individuais, compostos por 5 camas.

ucc

Anúncios