CAT

 CAT – Centro de Acolhimento Temporário “Abrigo”

O Centro de Acolhimento Temporário (CAT) “Abrigo” é uma estrutura de acolhimento transitório para crianças e jovens, onde lhes são proporcionados todos os cuidados básicos essenciais realizado por uma equipa técnica. Paralelamente é também desenvolvido o estudo e diagnóstico das suas situações e é definido/a (s) solução (ões) tendencionalmente mais adequada (s) num período que não deve ultrapassar os 6 meses. O CAT Abrigo é uma valência da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, situando-se no terreno anexo ao lar da 3ªidade da Senhora da Paz, na cidade de Mirandela.

A Sua história:

   O Centro de Acolhimento Temporário “Abrigo” foi criado em 2003 destinando-se a crianças e jovens dos 0 aos 18 anos, em risco, que necessitem de acolhimento imediato e absolutamente transitório no sentido de melhorar a intervenção no âmbito da institucionalização temporária. Tem capacidade para acolher 14 crianças. Este centro é de extrema importância para o concelho de Mirandela, pois contribui notavelmente para a protecção de crianças e jovens de cada caso de acordo com a sua especificidade.

Objectivo

  • Assegurar o acolhimento urgente e transitório a crianças e jovens, proporcionando a satisfação de todas as suas necessidades básicas, em condições de vida tão aproximadas quanto possível às da estrutura familiar, enquanto se procede ao diagnóstico da sua situação e se elabora um projecto de vida;
  • Promover a sua reintegração na família e na comunidade;
  • Proporcionar os meios que contribuam para a sua valorização pessoal e social;
  • Proporcionar respostas de protecção social à infância e juventude;
  • Oferecer uma resposta, a nível distrital, em termos de acolhimento temporário, de crianças e jovens em situação de emergência social;
  • Oferecer uma resposta inter-institucional através de uma estrutura intermédia e de articulação com a família, a comunidade em geral e as diferentes instituições e serviços directamente ligados a estas problemáticas.
Anúncios